ANDRÉ FRANÇOIS

André François descobriu sua paixão pela fotografia bem cedo. Aos 16 anos arriscou-se em seus primeiros cliques e do hobby nasceu a profissão. Correu o mundo retratando os problemas da sociedade e os costumes dos mais diferentes povos. O contato com essas realidades foi fundamental para o desenvolvimento da ImageMagica, organização que criou em 1995 com a missão de usar a fotografia como instrumento de transformação social, sobretudo na área de saúde e educação.

Em 2003, André teve sua trajetória reconhecida pela III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e, três anos depois, foi finalista do prêmio Empreendedor Social da Fundação Schwab.

Seguro da importância de que “perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo”, o fotógrafo constrói desde 2005 um abrangente repertório de imagens sobre a saúde, registrado nos livros: Cuidar – Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil (2006), A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil (2008), Escolher e viver – Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos (2009), De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil (2010), Expedicionários da Saúde (2013) e Além da pele (2015). Em consequência dos trabalhos realizados, André recebeu importantes prêmios, como o primeiro lugar da Fundação Conrado Wessel, em 2008. No ano seguinte, a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia adquiriu imagens de seu portfólio e o homenageou com uma sala especial.

Em paralelo, André François realiza o projeto Ubuntu - Eu sou porque nós somos, trabalho mundial que discute a importância da promoção de saúde e da qualidade de vida para diferentes culturas. O projeto conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), da Cruz Vermelha, entre outras organizações. Dessa forma, André segue seu caminho para a construção de novas pontes, transforma o que aprende em instrumento de trabalho e nos traz o melhor de cada história.