TRABALHOS PUBLICADOS

1/7

Além da Pele (2015)

Há mais de 10 anos envolvido com o tema saúde, André François retrata como vivem os brasileiros que enfrentam a hanseníase e seu estigma. Eles são parte das mais de 30 mil pessoas que são diagnosticadas com a doença todos os ano no país.

 

O fotógrafo viajou o Brasil em busca de histórias que pudessem levantar uma discussão sobre o tema e mostrar os contrastes da doença. “Por mais incrível que possa parecer, esse turbilhão de sofrimento é justamente o que aflora a sensibilidade dessas pessoas”, conta.

 

A escolha do craft, um papel rústico, para a capa do livro assim como algumas páginas internas, se deu para refletir ao leitor a sensação de como é lidar com a hanseníase: a aspereza da doença, contrastando com a delicadeza das pessoas retratadas.

1/11

Expedicionários da Saúde (2013)

Os Expedicionários da Saúde (EDS) são uma organização brasileira, sem fins lucrativos, formada por médicos, enfermeiros, voluntários e agentes logísticos que viajam aos lugares mais remotos do Brasil para prestar atendimento médico, principalmente cirúrgico, para a população indígena, respeitando a floresta e as tradições dos pacientes e seus familiares. 

 

O livro reúne o melhor do material produzido por André François ao longo de oito viagens ao lado da organização. O fotógrafo acompanha o grupo desde 2007, incluindo a primeira viagem internacional feita para o Haiti, após o forte terremoto que o país enfrentou em 2010.

1/7

Fortes Mulheres (2011)

Inspirado pela força feminina, André François retratou, por dois anos, mulheres que trilharam jornadas repletas de desafios, amor e força. O fotógrafo cruzou o país com apenas uma pergunta: o que é superação para você?

 

As respostas resultaram no documentário fotográfico e no vídeo documentário Fortes Mulheres, em que as personagens narram as próprias histórias e mostram porque são inspirações para suas comunidades, famílias, país e para si mesmas. 

 

O trabalho aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e de gênero e o enfrentamento de doenças como o câncer.

1/7

De Volta para Casa (2010)

Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil 

O livro retrata a vida de pacientes que podem desfrutar do aconchego de suas famílias por meio do tratamento domiciliar, uma iniciativa ainda pouco divulgada no Brasil, porém, mais barata para o governo e que proporciona uma qualidade de vida maior.

 

André François expõe no livro duas realidades distintas: a de grandes centros urbanos, que contam com uma boa estrutura médica e hospitalar, e a de regiões isoladas, com pouco acesso ao sistema de saúde. 

 

O livro ainda traz uma série de imagens feitas pelos próprios personagens, que, convidados pela equipe da ImageMagica, demonstraram em fotografias o que para eles significa poder ser cuidado em casa.

1/7

Escolher e Viver (2009)

Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos

Enquanto desenvolvia A curva e o caminho (2008), André François conheceu histórias de pacientes renais crônicos que precisavam se deslocar três vezes por semana ou se mudar para uma cidade maior para se submeter à hemodiálise.

 

Ao se aprofundar no assunto, o fotógrafo conheceu a diálise peritoneal, que apesar de poder ser feita em casa, é ainda pouco difundida. Na obra, André conta a história de pessoas que aderiram ao tratamento e puderam seguir a vida dentro de seus lares, enquanto aguardam o transplante.

 

O livro quer contribuir para a divulgação desse tratamento, além de incentivar a doação de órgãos. Em 2009, André foi finalista do prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte, na categoria Ensaio Fotográfico Publicado com a publicação.

A Curva e o Caminho (2008)

Acesso à saúde no Brasil

1/7

Ao terminar o livro Cuidar (2006), André François percebeu a importância de documentar as sagas de pessoas em busca de acesso à saúde no país. Nesta obra, o fotógrafo revela histórias inspiradoras que mostram os desafios de se fazer saúde em um país tão vasto como o Brasil.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) prevê que todo cidadão tem direito a qualquer tratamento de saúde, gratuitamente. Na prática, porém, muitas pessoas precisam deixar seus lares em busca de atendimento em outras cidades e até outros estados.

 

Em 2008, o livro foi premiado pela Fundação Conrado Wessel de Arte na categoria Ensaio Fotográfico Publicado e teve imagens selecionadas para a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia.

Cuidar (2006)

Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil

1/7

Em seu primeiro trabalho documentando saúde no Brasil, André François visitou diversas regiões em busca de profissionais que fazem a diferença para seus pacientes e familiares, com a intenção de registar o cuidar – aquele instante sutil no qual um ser conforta o outro, independente da técnica e do saber médico envolvido.

 

Em 2009, a obra teve algumas de suas imagens expostas em sala individual no Masp, junto à coleção Pirelli/Masp.

 

Adaptado para o iPad, em 2011, o aplicativo Cuidar conta com fotografias e vídeos inéditos de making of do projeto e entrevistas com o autor revelando curiosidades das histórias retratadas.

 

São Thomé das Letras (1992)

1/8

Em 1992, André François publicou seu primeiro documentário fotográfico retratando os trabalhadores das pedreiras de São Thomé das Letras, cidade no sul de Minas Gerais. Entre os mitos e lendas da região, André também encontrou pobreza, alegria e acolhimento.

 

Durante o trabalho, o fotógrafo cativou as crianças, que encantadas com a câmera, o seguiam por todos os lados. Para aproveitar o engajamento de seus pequenos “ajudantes”, André montou máquinas fotográficas com latas de tintas (técnica do pinhole) para eles. O resultado dessas imagens foi surpreendente.

 

O trabalho abriu seus horizontes e o inspirou a criar iniciativas educacionais em que a fotografia trabalha como agente de transformação. Foi então plantada uma semente que viria a se tornar a ImageMagica.

© 2016 by ANDRÉ FRANÇOIS
 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle