TRABALHOS PUBLICADOS
Além da Pele (2015)
Há mais de 10 anos envolvido com o tema saúde, André François retrata como vivem os brasileiros que enfrentam a hanseníase e seu estigma. Eles são parte das mais de 30 mil pessoas que são diagnosticadas com a doença todos os ano no país.
O fotógrafo viajou o Brasil em busca de histórias que pudessem levantar uma discussão sobre o tema e mostrar os contrastes da doença. “Por mais incrível que possa parecer, esse turbilhão de sofrimento é justamente o que aflora a sensibilidade dessas pessoas”, conta.
A escolha do craft, um papel rústico, para a capa do livro assim como algumas páginas internas, se deu para refletir ao leitor a sensação de como é lidar com a hanseníase: a aspereza da doença, contrastando com a delicadeza das pessoas retratadas.
Expedicionários da Saúde (2013)
Os Expedicionários da Saúde (EDS) são uma organização brasileira, sem fins lucrativos, formada por médicos, enfermeiros, voluntários e agentes logísticos que viajam aos lugares mais remotos do Brasil para prestar atendimento médico, principalmente cirúrgico, para a população indígena, respeitando a floresta e as tradições dos pacientes e seus familiares.
O livro reúne o melhor do material produzido por André François ao longo de oito viagens ao lado da organização. O fotógrafo acompanha o grupo desde 2007, incluindo a primeira viagem internacional feita para o Haiti, após o forte terremoto que o país enfrentou em 2010.
Fortes Mulheres (2011)
Inspirado pela força feminina, André François retratou, por dois anos, mulheres que trilharam jornadas repletas de desafios, amor e força. O fotógrafo cruzou o país com apenas uma pergunta: o que é superação para você?
As respostas resultaram no documentário fotográfico e no vídeo documentário Fortes Mulheres, em que as personagens narram as próprias histórias e mostram porque são inspirações para suas comunidades, famílias, país e para si mesmas.
O trabalho aborda questões como gravidez na adolescência, relações familiares, violência doméstica e de gênero e o enfrentamento de doenças como o câncer.
De Volta para Casa (2010)
Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil
O livro retrata a vida de pacientes que podem desfrutar do aconchego de suas famílias por meio do tratamento domiciliar, uma iniciativa ainda pouco divulgada no Brasil, porém, mais barata para o governo e que proporciona uma qualidade de vida maior.
André François expõe no livro duas realidades distintas: a de grandes centros urbanos, que contam com uma boa estrutura médica e hospitalar, e a de regiões isoladas, com pouco acesso ao sistema de saúde.
O livro ainda traz uma série de imagens feitas pelos próprios personagens, que, convidados pela equipe da ImageMagica, demonstraram em fotografias o que para eles significa poder ser cuidado em casa.
Escolher e Viver (2009)
Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos
Enquanto desenvolvia A curva e o caminho (2008), André François conheceu histórias de pacientes renais crônicos que precisavam se deslocar três vezes por semana ou se mudar para uma cidade maior para se submeter à hemodiálise.
Ao se aprofundar no assunto, o fotógrafo conheceu a diálise peritoneal, que apesar de poder ser feita em casa, é ainda pouco difundida. Na obra, André conta a história de pessoas que aderiram ao tratamento e puderam seguir a vida dentro de seus lares, enquanto aguardam o transplante.
O livro quer contribuir para a divulgação desse tratamento, além de incentivar a doação de órgãos. Em 2009, André foi finalista do prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte, na categoria Ensaio Fotográfico Publicado com a publicação.
A Curva e o Caminho (2008)
Acesso à saúde no Brasil
Ao terminar o livro Cuidar (2006), André François percebeu a importância de documentar as sagas de pessoas em busca de acesso à saúde no país. Nesta obra, o fotógrafo revela histórias inspiradoras que mostram os desafios de se fazer saúde em um país tão vasto como o Brasil.
O Sistema Único de Saúde (SUS) prevê que todo cidadão tem direito a qualquer tratamento de saúde, gratuitamente. Na prática, porém, muitas pessoas precisam deixar seus lares em busca de atendimento em outras cidades e até outros estados.
Em 2008, o livro foi premiado pela Fundação Conrado Wessel de Arte na categoria Ensaio Fotográfico Publicado e teve imagens selecionadas para a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia.
Cuidar (2006)
Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil
Em seu primeiro trabalho documentando saúde no Brasil, André François visitou diversas regiões em busca de profissionais que fazem a diferença para seus pacientes e familiares, com a intenção de registar o cuidar – aquele instante sutil no qual um ser conforta o outro, independente da técnica e do saber médico envolvido.
Em 2009, a obra teve algumas de suas imagens expostas em sala individual no Masp, junto à coleção Pirelli/Masp.
Adaptado para o iPad, em 2011, o aplicativo Cuidar conta com fotografias e vídeos inéditos de making of do projeto e entrevistas com o autor revelando curiosidades das histórias retratadas.
São Thomé das Letras (1992)
Em 1992, André François publicou seu primeiro documentário fotográfico retratando os trabalhadores das pedreiras de São Thomé das Letras, cidade no sul de Minas Gerais. Entre os mitos e lendas da região, André também encontrou pobreza, alegria e acolhimento.
Durante o trabalho, o fotógrafo cativou as crianças, que encantadas com a câmera, o seguiam por todos os lados. Para aproveitar o engajamento de seus pequenos “ajudantes”, André montou máquinas fotográficas com latas de tintas (técnica do pinhole) para eles. O resultado dessas imagens foi surpreendente.
O trabalho abriu seus horizontes e o inspirou a criar iniciativas educacionais em que a fotografia trabalha como agente de transformação. Foi então plantada uma semente que viria a se tornar a ImageMagica.