TRABALHOS EM ANDAMENTO

Ubuntu
 

Ubuntu é uma palavra de origem africana que significa “eu sou porque nós somos”. Solidariedade, humanidade, confiança e apoio ao outro. É justamente isso que preenche as lentes do fotógrafo André François há mais de uma década, capturando cenas de pessoas no universo da saúde no Brasil e no mundo.
 

Com o foco em sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde, educação, promoção de saúde e qualidade de vida por meio do cuidar e da conexão entre as pessoas, André François decidiu criar o documentário fotográfico Ubuntu. André mergulhou no tema desde 2008, visitando mais de 14 países. De comunidades ameríndias, como os Yanomami, em Roraima, no Brasil, e os Inuits, em Nunavut, no Canadá, passando por Japão, China, Bolívia, Camboja, Estados Unidos e Haiti, até África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi.

Para Kelly Cavalete, ex-coordenadora do projeto Mavalane dos Médicos Sem Fronteiras em Maputo, Moçambique, participar do projeto foi uma excelente maneira de mostrar ao mundo a realidade vivida pelos pacientes e profissionais de saúde do MSF. “As fotografias fazem hoje parte do nosso trabalho de divulgação e conscientização para a população moçambicana”.


Com um extenso material a cada viagem, o Ubuntu ainda está em desenvolvimento e o resultado de quase uma década de trabalho em breve será divulgado.

Funeral realizado nos arredores de Siem Reap. Camboja, 2008.

Comunidade indígena Yanomami. Brasil, 2008.

Jovem saboreia foca durante o almoço. Iqaluit, Província de Nunavut. Canadá, 2010.

Muçulmana de origem sudanesa faz sua prece no Queens, um dos bairros mais multiculturais do mundo. Estados Unidos, 2011.

Atendimento de emergência realizado em Porto Príncipe após o terremoto. Haiti, 2010.

Jovem procura seus pais na sua cidade natal, seriamente afetada por tsunami. Japão, 2011.

Programa realizado pela ong LoveLife em Joanesburgo que une pais que perderam seus filhos com HIV e crianças órfãs de pais que faleceram devido ao HIV. África do Sul, 2012.

Fila para receber medicamentos. Os moradores enfrentam grandes distâncias para ter acesso à saúde. Lesoto, 2012.

Morador do Lesoto recebe medicamentos para HIV pelos Médicos Sem Fronteiras. O país fica entre montanhas e seus moradores enfrentam grandes distâncias para ter acesso à saúde. Lesoto, 2012.

Mãe recebe a notícia que seus bebê é HIV negativo. Moçambique, 2012.

Jovens de Mukuru, favela em Nairóbi, organizam-se para promover a agricultura em sua comunidade. Quênia, 2012.

Jovem diagnosticada com HIV recebe atendimento dos Médicos Sem Fronteiras em Kibera, uma das maiores favelas do mundo. Quênia, 2012.

Senhora Masai no plantio de milho, que só foi possível graças ao projeto realizado pelos moradores locais que levou água para sua comunidade. Quênia, 2012.

17AF12_06804

Jovem Masai cuida do gado na área de conservação da comunidade Il Ngwesi. Quênia, 2012.

Agente de saúde faz teste de malária. Os resultados chegam pelo celular. Quênia, 2012.

Mãe com suas filhas gêmeas; a família passa por um programa de desnutrição e educação alimentar promovido pela Unicef. Uganda, 2012.

Agente da Unicef mede criança que completou o programa de desnutrição. Uganda, 2012.

Família recebe assistência de hospice para cuidar do filho, que possui uma doença em estágio terminal. Uganda, 2012.

Programa Ifad/Onu: uma família recebe um porco com objetivo de doar o primeiro filhote a outra família. Burundi, 2012.

26AF13_00931-TF

Plantação de arroz em frente a uma usina de carvão. Muitos terrenos estão sendo desapropriados para dar espaço à fábricas, acabando com a área da agricultura. China, 2013.

Família tradicional da região de Yunnan. China, 2013.

Família vive em Cerro Rico e de lá tira seu sustento. A mãe trabalha como guarda de uma entrada da mina, enquanto o filho começa o trabalho como minerador durante as férias escolares. Bolívia, 2015.

Mineradores de Cerro Rico, em Potosí, descarregam os resíduos de mais um dia exaustivo de trabalho. Bolívia, 2015.

© 2016 by ANDRÉ FRANÇOIS
 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Programa Ifad/Onu: uma família recebe um porco com objetivo de doar o primeiro filhote a outra família. Burundi, 2012.